sábado, 12 de abril de 2008

Sta Sara Kalí

Sara Kali
A história dela remonta ao início do cristianismo. Os primeiros cristãos eram perseguidos pelos romanos e Sara, uma escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia, foi capturada juntamente com as três Marias (Maria Madalena, Maria Salomé, Maria Jacobé).

As quatro mulheres foram colocadas em um barco que foi lançado ao oceano, sem remos e sem provisão. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Por um milagre, após 30 dias vagando sem rumo pelo mar, à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano o barco e aportou em Laguendoc, no sul da França, na ilha de Camargue, um local que seria conhecido mais tarde como Saintes-Maries-de-La-Mer (traduzindo Santas Marias que vieram do mar). Um grupo de ciganos que vivia por ali socorreu as quatro mulheres e elas em troca, trazendo para eles a doutrina cristã.

Após a partida das chamadas "Três Marias", conta a hitória que Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada Sara Kalí, a palavra Kalí significa "negra" na língua romanê.

Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez padroeira universal do povo cigano, sendo festejada todos os anos no dia 24 de maio.

...


Nenhum comentário: