segunda-feira, 7 de abril de 2008
Os Orixás
Nas línguas ocidentais, nós os chamamos de santos; mas uma tradução mais exata do termo Iorubá seria "ser sobrenatural", "ser sobre-humano", algo que está mais elevado, sagrado, poderoso, extraterreno. As raízes dos Orixás se perderam no tempo.
Poderíamos dizer que a humanidade da pré-história já os adorava, talvez sem saber, talvez não de modo conveniente ou apropriado; mas dentro deles havia esse conhecimento como meio de sobrevivência.
O Orixá é pura energia, energia que se desprende de uma energia superior, que criou todas as coisas; o Orixá é a energia de Deus ou a sua criação na Terra. Assim, por exemplo, Iemanjá é o Orixá das águas salgadas, do mar, e é a energia ou força vital deste elemento da natureza. Quando um filho (a) de santo é possuído pela energia do seu santo ou Orixá, uma milionésima partícula dessa energia penetra na sua cabeça. Esse é o motivo pelo qual dois médiuns podem incorporar o mesmo Orixá no mesmo lugar e ao mesmo tempo; eles só recebem uma porção muito pequena da energia e, mesmo que todas as pessoas da Terra pudessem incorporar seus diferentes santos ao mesmo tempo, a energia de Deus é inexaurível porque ele é o criador sem ter sido criado.
Nós temos os nossos santos protetores, ou os nossos líderes guardiões, anjos da guarda ou líderes espirituais; e nós estamos ligados a eles, vibrando em uníssono quando nossos pensamentos são limpos, visto que a nossa composição física inclui partículas espirituais que pertencem a um determinado Orixá.
De acordo com o nosso estágio de desenvolvimento espiritual, somos designados para um certo guia, que imprime sua marca na nossa natureza e personalidade e muitas vezes pode nos dar um arquétipo físico com determinado traços fisionômicos e corporais.
Para os africanos, Deus é Olorum, onipresente, onipotente e onisciente, e ele não tem imagens. Os sacerdotes o têm como um santo ou Orixá (lembre-se de que os Orixás são todos o efeito de uma grande causa: Deus). Ele não tem templos, uma vez que está presente em todos os templos, em todos os sacerdotes, no devoto e no crente; e porque ele é energia pura, não tem uma forma definida.
Seu representante na Terra é Oxalá ou Obatalá, que reina ou governa sobre todos os outros Orixás e sobre o planeta Terra.
Deus, o início, o meio e o fim. - Platão
by Zolrak.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário