A liderança é um termo latino, utilizado desde a Antiguidade pelos Gregos e Latinos. Deriva dos verbos latinos: “AGERE” que significa pôr em movimento, conduzir, e “GERERE”, cuja intenção inicial era levar. Portanto, liderar consiste em concentrar e ou conjugar os esforços dos elementos do grupo, de forma a conseguir os objetivos comuns, que serão naturalmente os objetivos finais da organização.
As funções de liderança na atualidade têm três objetivos fundamentais:
- realizar os objetivos;
- constituir o grupo;
- manter o grupo e desenvolver os próprios indivíduos.
Estes objetivos só serão atingidos se todos os elementos do grupo os compreenderem e se sentirem comprometidos e recompensados pela linha previamente definida pelo líder do grupo. Um instrumento fundamental que o líder nunca deverá esquecer será a comunicação, pois é basicamente o processo de manter o grupo unido e acima de tudo, de o grupo o considerar e respeitar como líder.
Liderança e Delegação
A liderança e a delegação são dois conceitos que estão interligados entre si, contribuindo muitas vezes o saber delegar para o sucesso da liderança. Delegar consiste basicamente no ato de conferir autoridade a alguém, de modo a que o destinatário da delegação cumpra uma tarefa, gozando de poder de decisão e autoridade.Quando se delega algo a alguém, deve-se certificar que a pessoa:
- compreendeu o que foi pedido;
- tem a autoridade necessária para satisfazer o pedido (caso contrário será impedida de cumprir a tarefa);
- sabe como satisfazer esse pedido.
É necessário que esta chegue ao objetivo da forma mais eficaz, sem ter de a acompanhar permanentemente.
A Delegação vista pelo delegado
- O que deve ser feito?
Compreender muito bem toda a tarefa, desde os objetivos aos resultados a atingir, ou seja, tudo o que tem de realizar.
- Qual o seu grau de autoridade?
Deverá ter a noção de até aonde vai a sua autoridade e responsabilidade.
- Como deve ser realizada a tarefa?
A tarefa tem de ser obrigatoriamente realizada de uma determinada forma, ou pode sugerir ideias, desde que respeitem a tarefa dada e que sejam proveitosas para a sua realização.
- Qualidade
Crie o seu próprio controle de qualidade, para verificar e analisar a qualidade do trabalho antes de o entregar.
O Líder
A Formação do líderA figura do Líder ocupa uma posição de relevo no estudo da liderança.
Se "uns nascem para mandar, outros para obedecer”, como afirmou Aristóteles, pois os atributos da personalidade são em parte hereditários e em parte adquiridos, susceptíveis de educação e desenvolvimento; uma delas pode ditar o sucesso do Líder em questão.
Não há como negar que uns já trazem do berço, mais do que outros, a capacidade de liderança, em razão de tendências naturais. Todos, no entanto, são passíveis de aperfeiçoamento nesse sentido, como em tudo o mais na vida.
Dentro de uma linha de ideias situam-se todas as tentativas de pretender estabelecer um perfil universal do líder ou um conjunto de qualidades determinantes na atuação do líder. É certo que é difícil estabelecer uma lista de consenso; as qualidades como ascendente, inteligência, fluência verbal, presença física, dinamismo, capacidade de resolução e comunicação, são geralmente considerados como essenciais ao líder.
O ponto de vista de que a liderança se liga aos traços de personalidade fundamenta a ideia generalizada de que se nasce líder, ou seja, de que o líder seria possuidor de um conjunto de qualidades inato que seriam o fundamento do seu carisma.
Ser líder, nos dias de hoje, não depende da existência de determinadas características, como se verificava no inicio do século.
Assim, ser líder depende muito do contexto situacional, dado que o seu comportamento varia com a situação. Desta forma, um líder pode ter muito sucesso numa situação e insucesso noutra.
O LÍDER CARISMÁTICO
O termo carismático significa um conjunto de qualidades elevadas de que são portadores determinados lideres, conduzindo a uma administração e adesão das massas, que consideram essas qualidades como mágicas ou quase sobrenaturais.
O carisma é individual e raramente grupal. Porém o carisma de um chefe pode transmitir-se ao grupo que lidera, mas não necessariamente.
Tanto confere carisma o que a pessoa faz, como o que se julga que ela faz. Neste sentido, as técnicas de comunicação e imagem podem contribuir grandemente para o carisma de um chefe. No entanto, é certo que o carisma está relacionado com o momento ou o estado social.
As características do líder
O líder sempre se destaca no grupo e sempre de alguma sorte influi no ânimo dos seus membros, de maneira boa ou má, profunda ou superficial, conforme o modelo de atuação que o enquadra numa destas 4 categorias:
1. Manipulador
2. Representante
3. Construtivo
4. Criador
Os lideres manipuladores, movidos por ambições pessoais, costumam destacar-se pouco e influenciar muito.
Os lideres representantes, inversamente, destacam-se muito e influenciam poucos.
Os lideres construtivos, movidos pelo sentimento de responsabilidade, e os lideres criadores, movidos por ideais de inovação, ordinariamente ficam no meio termo satisfatório.
Funções do líder
O comportamento de liderança envolve múltiplas funções para conduzir com êxito um grupo. Podemos considerar 5 funções chaves:1. Definir os objetivos:
- estabelecer metas, que deverão ser reapreciadas regularmente;
- definir os níveis de realização do grupo;
- identificar e clarificar as tarefas.
2. Planificar:
- recolher informação - dados relevantes, ideias e sugestões dos membros;
- verificar recursos - humanos, financeiros, materiais, tempo;
- considerar as diversas opções;
- decidir prioridades;
- atribuir funções.
3. Informar:
- reunir regularmente com o grupo;
- dar a conhecer o plano de trabalho;
- fornecer informações de que o grupo precise;
- justificar as decisões;
- comunicar os resultados obtidos.
4. Orientar e apoiar:
- observar, escutar, aconselhar membros;
- incentivar, motivar para um bom desempenho;
- mediar conflitos, conciliar pontos de vista diferentes;
- impor regras, incutir disciplina;
- garantir um bom ritmo de trabalho, aproveitando as capacidades e conhecimentos das pessoas;
- Promover o desenvolvimento do grupo.
5. Avaliar:
- avaliar o rendimento e resultados;
- avaliar os objetivos inicialmente traçados e reformulá-los,
se necessário;
- rever o plano, se revelar desajustamentos;
- melhorar as condições de trabalho dos membros.
Conclusão
Não existe um estilo de liderança padrão, mas existem situações em que se obtêm mais e melhores resultados com um estilo de liderança do que para outro. O líder deverá ter a flexibilidade e vontade necessária para se adequar a cada momento da organização, mesmo numa situação crítica (“se o barco estiver a afundar”, o “capitão” terá de tomar as decisões necessárias à sobrevivência do seu grupo) avaliando e decidindo a cada momento as variáveis que se devem ser privilegiadas.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário