A
Abó = Liquido sagrado feito
com ervas e ingredientes secretos, destinado a curas, banhos de purificação e
cruzamentos de guias contra Kiumbas e banir todo tipo de vibrações
perturbadoras.
Ade = Termo designado em especial
os efeminados (nos candomblés) e genericamente; os homossexuais masculinos.
Abiã = Novato. Indivíduo que
ainda não passou pela cerimônia de iniciação, propriamente dita; mas que já
"deu" (realizou) o bori pré-iniciático.
Agibonã = Mãe criadeira,
supervisiona e ajuda na iniciação.
Axogun = Ogã responsável pelo
sacrifício dos animais. (não entram em transe).
Alagbê = Responsável pelos
atabaques e pelos toques. (não entram em transe).
Adjá = Sineta ritual, com uma,
duas, ou mais campânulas.
Amaci = Banho ritual, feito de
ervas.
Ariaxé = Ponto central do
barracão do terreiro, onde se encontram enterrados os "fundamentos"
(folhas, pedras, objetos e símbolos mágicos).
Axé = Energia vital, sagrada,
do orixá. Força espiritual. A força que está nos elementos da natureza, como
animais, plantas, sementes e outros.
Agô = Permissão ou licença.
Ajeum = Comida oferecida.
Ayê = Terra.
Alá = Pano branco.
B
Babalawô = Pai do segredo.
Sacerdote culto especialista em artes divinatórias. Homem sábio religioso
dedicado a Mesa Ifá.
Babá = Pai.
Babalorixá = Pai-de-santo.
Babakekerê = Pai pequeno,
segundo sacerdote.
Balé = Espírito de morto;
egun.
Barco = Conjunto de pessoas
iniciadas no mesmo dia, pelo mesmo pai-de-santo, na mesma casa.
Bolar no santo = Forma
preliminar e desordenada de transe que precede a iniciação.
Bori = Ritual de "dar
comida à cabeça", realizado antes da iniciação e também quando é
necessário fortalecê-la por alguma razão.
Brajá = Colar de contas feito
de vários fios, truncado a certos intervalos conforme a numerologia dos orixás.
É usado apenas por ebomis e símbolo de prestígio no candomblé. Também é chamado
de elekê.
D
Decá = Espécie de autorização
que legitima a senioridade, podendo o iniciado, a partir do seu recebimento,
considerar-se um pai ou mãe-de-santo, estando apto a iniciar novos adeptos.
Dijina = Verdadeiro nome de um
Orixá, mais exato do que seu nome exotérico.
E
Ewá
= Orixá do Rio Ewá.
Exu
= Orixá guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro.
Egbomi = Pessoas que já
cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais
velho).
Ekede ou Ajoiê = Camareira do
Orixá (não entram em transe).
Egungun = Ancestral cultuado
após a morte em casas separadas dos Orixás.
Egun = Morto; balé.
Ebó = Descarrego de más
influências; limpeza espiritual.
Ebomi = Título de senioridade
que se dá a quem já tenha dado a "obrigação" de sete anos.
Erê = Criança.
Ejé = Sangue.
F
Funfun = Branco.
Ferramentas = Insígnias que os
orixás trazem nas mãos como símbolo de sua identidade mítica.
I
Iyá = Mãe.
Iyálorixá = Mae-de-santo.
Ibá = Representação material
do orixá da pessoa. Contem os otás (pedras onde é "fixado" o orixá) e
os ferros que os representam. O assentamento também contém as insígnias
principais dos orixás, moedas, búzios e os utensílios utilizados.
Ilá = Grito característico e
identificador de cada orixá, sendo único para cada um.
Ilê = Casa, terreiro.
Iabá = Orixá feminino.
Iatebexê = Cargo feminino,
geralmente dado a uma ekede, que tem como função cantar para os orixás, no
barracão ou fora dele.
Iyakekerê = Mãe pequena,
segunda sacerdotisa.
Iyalaxé = Cuida dos objetos
ritual.
Iyabassê = Responsável pela
preparação das comidas-de-santo.
Iaô = Filho-de-santo (que já
incorpora Orixás).
Ifá
ou Orunmila-Ifa = Ifá é o porta-voz
de Orunmila. Orixá da Adivinhação e do destino.
Ifé = Cidade nigeriana e
centro religioso dos Iorubás.
Ikú = Morte.
Iansã
ou Oyá = Orixá dos ventos,
relâmpagos, tempestade e do Rio Niger.
Iemanjá
= Orixá dos mares e fertilidade.
Irôco
= Orixá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
Iná = Fogo, luz.
K
kelê = Colar que se amarra ao
pescoço do iaô durante a iniciação e que permanece assim por três meses,
conhecidos como período de kelê.
Kiumbas = Espíritos
perturbadores de pessoas mortas que foram más durante a vida, tais como
assassinos, estupradores, impostores, etc. Com séria intenção de fazer o mal.
L
Logunedé
= Orixá jovem da caça e da pesca.
M
Màrìwò = As folhas desfiadas
do dendezeiro que guarnecem as entradas de uma casa-de-santo contra os egún.
N
Nação = Rito religioso identificado
às práticas das etnias de origem africana que foram trazidas ao Brasil.
Nanã
= Orixá dos pântanos e morte.
O
Obrigação = nome que se dá às
confirmações da iniciação (de dois em dois anos, existindo obrigação de 1,3,5,7
anos e, depois, quando se tiver condições de dar).
Omi = água.
Omó = filho.
Opelê ifá = Instrumento
oracular do babalaô. Um tipo de corrente com oito metades de caroço de dendê,
que jogados aleatoriamente resulta configurações em número de dezesseis e que
em dois lances fornece 256 configurações chamadas odus. (PRANDI, 1991).
Ori = Cabeça, manteiga
vegetal.
Obí = Noz de cola. Fruto de
uma palmeira africana.
Orô = Cerimônia.
Olo = Senhor.
Orun = Céu.
Odú = Destino.
Odé = Caçador.
Ogâ = Responsável pelos
atabaques e pelos toques (não entram em transe).
Ogum
= Orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia.
Oxóssi
= Orixá da caça e da fartura.
Obaluayê
= Orixá das doenças epidérmicas e pragas.
Oxumaré
= Orixá da chuva e do arco-íris.
Ossaim
= Orixá das folhas, os remédios. Conhece o segredo de todas as folhas.
Oxum
= Orixá dos rios, do ouro e amor.
Obá
= Orixá feminino do Rio Oba. Rei.
Olorun = Deus supremo.
Oxalá
= Orixá maior.
Oyo = Cidade do povo Yorubá.
Ojé = Sacerdote do culto de
Egun ou Egungun.
Obe = Faca.
Odara = Bem, ser/estar bem.
P
Peji = Quarto onde ficam as
representações materiais dos orixás, chamadas de ibás.
Pupa = Vermelho.
Q
Quizila = Tabu, implicância,
interdição, indisposição em relação a algo ou alguém, conjunto de proibições.
R
Roda de santo = Círculo
formado em ordem hierárquica para a dança no barracão e que o faz no sentido
anti-horário.
Roncó = Clausura. Espaço
reservado ao recolhimento dos iniciados.
Rum = O maior dos três
atabaques; dança principal dos orixás; a saída, na iniciação, em que o orixá
veste, pela primeira vez, suas roupas rituais e usa suas ferramentas.
S
Saída = Festa em que o iaô,
após o período de recolhimento para a iniciação, sai pela primeira vez,
apresentando-se publicamente à comunidade do povo-de-santo.
V
Virar no santo = Entrar em
transe.
W
Wáji = Nome litúrgico do anil.
X
Xangô
= Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.
Xirê = Ordem sequencial de cantigas
para o orixá, cantada durante a festa; em iorubá significa dançar, brincar.
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